Arredores

 

armacaodepera

Armação de Pêra desenvolveu-se a partir de uma pequena comunidade piscatória – conhecida desde meados do séc. XVI; recebeu o seu nome do equipamento de pesca (armação) usado na pesca do atum. Para visitar de passeio: A Fortaleza, a Capela de N.ª S.ª dos Aflitos, a Igreja de N.ª S.ª dos Navegantes, a Praia dos Pescadores e a Lota, todo o emaranhado de ruelas e becos antigos (a Rua dos Abraços…); a Av. Beira-Mar tem cerca de 1 Km de trajecto pedonal para passeios relaxantes…


Fortaleza

A construção deste forte deveu-se à necessidade de defesa da região e da sua povoação, dos ataques de corsários vindos de África. Este forte encorajou a fixação da população na região, dando origem ao povoado de Armação de Pera.

 


capelasradosaflitos

A Capela de Nª. Sª. dos Aflitos, situada dentro do recinto da fortaleza, foi erguida no início do séc. XVIII. É uma Capelinha de arquitectura simples e é de singulares pequenas dimensões. As festas religiosas em honra e louvor a Nossa Senhora dos Aflitos têm lugar no 3.º Domingo de Setembro.


igrejamatriz

A Igreja de N.ª S.ª dos Navegantes é fruto da generosidade de uma antiga família de Armação bem como dos armacenences mais devotos ; tem uma imagem de arte sacra original e vitrais de uma notável simplicidade e beleza. As festas religiosas nesta vila têm início no 2.º Domingo de Agosto com a de Nossa Senhora dos Navegantes e no 3.º Domingo de Setembro com a de Nossa Senhora dos Aflitos.


lota_com_atividades

A Lota, aonde chegam os resultados (por vezes parcos…) do duro esforço de pescadores com artes ainda artesanais, é muito concorrida, em especial no Verão – até porque há mais de 150 anos que pelo Verão à vila concorrem muitas pessoas a tomar banhos de mar.


zona_antiga

Ruas, ruelas e becos antigos… Bares, Restaurantes, pequeno comércio local…

 


 

praia_caminhadas

Caminhadas na praia. Para os mais andarilhos não esquecer as longas caminhadas possíveis de Armação até à Galé – na praia, descalços pela mais longa praia do Algarve!


lagoadossalgados

A lagoa tornou-se, nos últimos anos, num dos locais de observação de aves mais visitados do Algarve; situa-se a cerca de 2 km a nascente da praia de Armação de Pera. Sugerimos a visita da lagoa ao fim da tarde, devido às condições mais favoráveis de luminosidade. A distribuição das aves varia em função dos níveis de água na lagoa. Contudo a observação é possível todo ano.


camposdegolf

A Herdade dos Salgados – a 2 km de Armação de Pêra.

 


 

amendoeiragolf

O Amendoeira Golf Resort – a 7 km de Armação de Pera. As instalações disponíveis no local incluem: 2 campos de golfe – um concebido por Sir Nick Faldo e outro por Christy O’ Connor Jr, assim como, o Par 3 Oceânico Academy, já a ganhar reconhecimento mundial, é um campo de nove buracos com iluminação nocturna e ainda a Amendoeira Golf Academy & Callaway Fitting Suite, que oferece programas de instrução de golfe para todos os níveis; um driving range, putting greens e áreas de prática para o jogo longo e curto.


capelansenhoradarocha

Classificada como Imóvel de Interesse Público, situada na Ponta de Nossa Senhora da Rocha, freguesia de Porches, a Capela é na verdade única e muito interessante (ex-votos, etc.).


praiadamarinha

Situada na zona costeira do concelho de Lagoa (a 7 km de Armação de Pêra), a praia da Marinha, devido aos seus valores naturais singulares é considerada uma das 10 mais belas praias da Europa. A qualidade da áqua permite vislumbrar o fundo marinho com uma visibilidade invulgar.


algarseco

A natureza – utilizando a erosão – criou nas rochas calcárias um lugar privilegiado de uma beleza fantastica, que vale a pena ser vista!


Carvoeiro

Neste magnífico trecho da costa algarvia, com uma historia antiga, a Vila de Carvoeiro oferece um conjunto de pequenas praias recortadas pelas arribas rochosas. As excelentes condições naturais, as águas limpas e as areias finas, favoreceram o desenvolvimento turístico nesta região. Caminhar junto ao mar é dos passeios mais belos que se pode aconselhar a quem visita Carvoeiro.


castelodesilves

O Castelo de Silves situa-se no ponto mais elevado da colina em que a cidade assenta, a cerca de 20Km de Armação de Pera. O Castelo de Silves, considerado o maior da região algarvia – é também o melhor exemplo da arquitectura militar islâmica existente em Portugal.


fiesa

FESTIVAL INTERNACIONAL DE ESCULTURAS EM AREIA – é uma exposição extraordinária e única na Península Iberica, realizada desde 2003 em Pêra (7km de Armação de Pera), e que em cada nova edição é dedicada a um tema diferente. Indicamos a visita ao fim da tarde e de noite quando as esculturas são iluminadas por coloridos jogos de luzes.


Albufeira

No início da década de 1960, assistiu-se ao despertar de Albufeira para o fenómeno turístico, quando foi procurada por turistas internacionais, mas foi sobretudo com os ingleses que prosperou. Desde então, desenvolveu-se bastante a indústria hoteleira na cidade.


portimao

É a segunda maior cidade do Algarve. Tornou-se destino de férias principalmente devido à famosa Praia da Rocha e é também considerada como cidade com grande potencial para apreciadores de pesca grossa , entre outros desportos náuticos, como o jet ski, a vela, o windsurf, mergulho ou pesca submarina.


Alvor

Terra de tradição marítima e piscatória, Alvor é conhecida pelas suas praias e pela sua aldeia piscatória junto à foz do rio.


lagospontapiedade

A apenas três quilómetros de Lagos, encontra-se um lugar maravilhoso onde vêem-se formações rochosas do Cretácico, muito estranhas criadas pela força do vento e do mar.


pontadapiedade

Ponta de Piedade é um lugar ideal para passeios de barco, que dura mais ou menos uma hora, se o mar está calmo. As grutas formam um impressionante património natural. Para admirar: “A gruta do Amor”, “As Belas Artes”, “A Catedral”, “O Elefante”, “O Fantasma”, “A Balança”, “O Corredor”.


serramonchique

No centro de duas grandes Serras (Fóia e Picota), o concelho de Monchique entra na história com a presença dos romanos nas Caldas de Monchique, atraídos pelo poder curativo das suas águas. Monchique é um dos locais mais encantadores do Algarve e é muito diferente da costa turística, apesar de estar muito perto da zona das praias. Rodeada das florestas mais ricas do Algarve em sobreiros, eucaliptos e castanheiros – aqueles que escolherem visitar a Serra de Monchique encontrarão tranquilidade, ar puro, condições excelentes para actividades como: caminhadas, equitação, observação de plantas e pássaros, yoga, meditação, aromaterapia. O desenvolvimento do hábito de realizar passeios a pé é um estímulo à reabilitação e conservação das antigas vias e caminhos do meio rural e dos valores patrimoniais, culturais e naturais desta região. Há uma rede de percursos pedestres em Monchique – linda.


vilamonchique

Em 1773 Monchique foi promovida a vila, as casas têm a arquitectura tradicional algarvia.